Tornar-se num cliente

Pedir o cartão MAKRO

A cozinha industrial. Pormenores básicos.

Ter a cozinha industrial ideal para o seu negócio não é uma tarefa difícil se, no momento de equipá-la, atender aos seguintes pontos.

Em primeiro lugar, deve ter presente a necessidade de ter superfícies que não sejam porosas para que lhe facilitem a limpeza, um pormenor básico para que a sua manutenção seja simples, rápida e, sobretudo, efetiva. Para isso, o melhor é ter equipamentos de aço inoxidável, uma vez que repelem os germes, pelo que pode usá-los em todos os elementos que deseje, desde as bancadas, estantes e lava-loiças, até ao revestimento dos eletrodomésticos.

Reserve vários espaços, cada um com uma função própria e definida: um para a receção e classificação dos alimentos, outro como zona de conservação dos mesmos, a área de cozinha e preparação de alimentos e uma mesa para a composição dos pratos. O tamanho e as características destes espaços dependerão de si, da sua forma de trabalhar e da dimensão da sua cozinha.

Pormenores Básicos

  • Iluminação

    Agora é a vez de pensar na iluminação. Numa cozinha industrial é muito importante. Invista na luz natural, se tal for possível, se não opte por cores claras e frias. Para além disso, coloque tomadas 30 cm acima das mesas, mas não as use para colocar luzes suplementares porque deve existir sempre uma luz ambiente e suficiente.

  • Equipamentos

    Chega o momento de distinguir os diferentes equipamentos, quer seja um bar ou uma cozinha de restaurante, embora ambos tenham de ter: saídas de fumos (é indispensável uma boa ventilação), fogão a gás (mais barato e rápido), elétrico ou de indução, grelha, fritadeira, forno, pequenos domésticos (batedeiras, frigideiras, panelas…), refrigeração para as bebidas e para os alimentos, congelador, fornos industriais e equipamento de lavagem.

  • Finalização

    Por fim, faça uma revisão. Se pode armazenar e manter a temperatura em perfeito estado, preparar os alimentos, transportar, lavar e distribuir a comida e os elementos que utiliza e servi-los, já tem a sua cozinha industrial!


Também poderá estar interessado em: